ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 111-1


Poster (Painel)
111-1ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA DE COBRE EM BACTÉRIAS ISOLADAS DA MACRÓFITA AQUÁTICA Salvinia auriculata Aubl.
Autores:Silva, Jussara (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Gomes, P. H. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroUENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Intorne, A. C. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroUENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroUENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Resumo

O processo de urbanização e crescimento populacional acompanhado do desenvolvimento de técnicas agrícolas e industriais está diretamente relacionado com o aumento do despejo de contaminantes metálicos no ambiente aquático. O cobre é um micronutriente essencial para os seres vivos, porém em elevada concentração torna-se tóxico. Atualmente, este metal é tido como um contaminante prioritário. No ecossistema aquático, encontra-se a salvinia auriculata Aubl., uma macrófita flutuante com potencial para captar contaminantes do ambiente.Associadas a essa planta, foram previamente isoladas bactérias, que possuem características promotoras do crescimento vegetal. Tais bactérias podem intensificar a capacidade da macrófita de absorver metais do corpo hídrico, contribuindo para a biorremediação de ambientes degradados. O objetivo deste estudo é identificar bactérias associadas a S. auriculata, que possuem resistência a cobre através da determinação da sua concentração inibitória mínima (CIM). Para tanto, foram cultivados 15 isolados bacterianos pertencentes aos gênerosBacillus (3),Stenotrophomonas,(2),Pantoea(1),Enterobacter(1),Cutobacterium (3),Pseudomonas(4)eAgrobacterium(1)em meio de cultura DYGS líquido e sólido por 24 h a 30 ºC. Os ensaios de resistência a cobre para cada um dos gêneros foram realizados utilizando-se o método de determinação da concentração inibitória mínima. As bactérias foram cultivadas até atingir em torno de 10 8, células. ml-1 ,(D.O600=1,0) e inoculadas 5 gotas 5 (µL) em meio de sólido contendo concentrações crescentes de CuSo4.5h2O (1,3,5,7,9 mM respectivamente). As placas foram incubadas em estufa a 30 ºC por 72 h. Como resultado do cultivo das bactérias, foi analisado a morfologia das colônias, que permitiu observar uma variedade de formas e pigmentos, representando a diversidade do bacterioma cultivável de S. auriculata,. Isto sugere que tais bactérias podem ter diferentes papéis ecológicos. No ensaio de resistência, os isolados de Enterobacter sp.(CIM 7mM),Stenotrophomonas sp (CIM 5 Mm) e Pantoea sp (CIM 5 mM) apresentaram elevada resistência a cobre, onde uma bactéria do gênero Bacillus teve concentração inibitória mínima superior a 7 mM, nível muito acima dos valores encontrados na natureza. Com isso, além da promoção do crescimento vegetal, alguns isolados possuem resistência a cobre, ressaltando seus potenciais de aplicação em ambientes altamente contaminados por cobre.


Palavras-chave:  Bacterioma, Ecossistema aquático, Metal pesado